quarta-feira, 22 de maio de 2013

Soba da Ombala de Janjo acredita na redução de doenças no seio das populações



O soba da Ombala do Janjo, adstrita ao município do Bailundo, provincial do Huambo, Anacleto Tchitonga Sacato, assegurou que a realização do programa de “saúde da mulher nas comunidades” vai contribuir na redução de doenças no seio das populações da sua área de jurisdição.
 
Esta posição foi manifestada durante o acto que marcou o encerramento da primeira fase do programa de “saúde da mulher nas comunidades,” numa iniciativa do secretariado nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA). Durante a jornada foram assistidas mais de duas mil e 580 pessoas em várias especialidades.
 
De acordo com o soba, o processo de mobilização vai continuar, pois a garantia de que dentro de 45 dias será realizada a segunda fase do programa de saúde nesta localidade.
 
Solicitamos ao governo da província do Huambo no sentido de pelo menos construir um centro de saúde junto a Missão Católica do Janjo para atender em melhores condições as populações desta região, numa altura que se regista o regresso nas suas áreas de origem”, sublinhou.
 
Por seu turno, o administrador da comuna de Luvemba, Tomé Vicente Kapoco, enalteceu o contributo das autoridades tradicionais na mobilização das populações, factor que permitiu atingir os objectos preconizados pelo programa de “saúde da mulher nas comunidades”.
 
O programa teve uma aderência massiva das populações que realizaram várias consultas de forma grátis em diversas especialidades, acreditamos que as doenças vão diminuir no seio das comunidades e vamos trabalhar para preparar as condições para a segunda fase que terá lugar dentro dos próximos 45 dias nesta mesma localidade”, disse.
 
in ANGOP de 22.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário