quarta-feira, 22 de maio de 2013

Secretária da OMA aponta saúde da mulher como base do bem-estar das comunidades

A secretaria provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Huambo, Bibiana Nandombua, destacou, na comuna de Lubemba, adstrita ao município do Bailundo, que a saúde da mulher constitui a base e pilar do bem-estar das populações nas comunidades.
 
Esta posição foi expressa durante o acto que marcou o encerramento da primeira fase do programa de “saúde da mulher nas comunidades", tendo realçado que a doença dos filhos esteve sempre ligado a responsabilidade da mãe, razão pela qual se pretende proporcionar uma melhor assistência de forma a se reduzir a taxa de mortalidade materno-infantil nas comunidades.
 
Bibiana Nandombua assegurou a realização da segunda fase do programa “saúde da mulher nas comunidades” dentro de 45 dias na mesma localidade, face aos resultados positivos obtidos nesta fase, de forma a se reduzir a taxa de mortalidade no seio das comunidades do meio rural.
 
Por seu turno, o administrador do município do Bailundo, Irineu Sacaála, enalteceu a iniciativa do secretariado nacional da OMA, por ter permitido uma assistência médica gratuita da população das aldeias das comunas de Luvemba, Hengue, Bimbi e do Cruzamento de Kassongue, província do Kwanza Sul.
 
A população foi assistida nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, clínica geral, planeamento família.
 
Durante cinco dias foram assistidas 2 mil e 580 pessoas em varias áreas, numa acção assegurada por 15 médicos de diversas especialidades e 30 enfermeiros.
 
in ANGOP de 22.05.2013
 

Sem comentários:

Enviar um comentário