quarta-feira, 15 de maio de 2013

O descobridor de talentos de Karaté e artes marciais

António Domingos Pena, 44 anos, conhecido nas lides desportivas por Mestre Yang Hu

A descoberta de talentos com habilidades necessárias para a prática dos desportos de combate no Clube do Benfica Petróleo do Lubango, tem uma “mão mágica” de um artífice chamado António Domingos Pena, 44 anos, conhecido nas lides desportivas por Mestre Yang Hu.

Graduado com o cinturão negro 2º dan,  António Pena ou mestre Yan Hu,  começou a pratica das artes marciais em 1992 tendo,  passando primeiro pelo karaté shotokan em Luanda,  na academia Kalifa,  que na altura localizava-se junto ao Clube Induve.

 “Na altura foi quando o batalhão dos coreanos veio para Angola. Então, enquadrei-me naquele grupo. Fiz o primeiro e o segundo cursos de Taekwon -Dó com os coreanos. Depois de feitos esses cursos, cheguei a conclusão que o taekwon-dó para mim era uma modalidade predilecta. Daí já não consegui voltar mais a praticar o karatéshotokan”, explicou.

Em 1996, Yang Hu, ficou na província do Huambo a praticar e a dinamizar a modalidade de Taekwon-dó juntamente com alguns técnicos já encontrados na escola provincial de Taekwon-dó do Huambo.


Em 1997, Yang Hu,  pediu transferência para a província da Huíla. Posto na cidade do Lubango encontrou o mister Flash que considerou e considera ser um grande pai para ele.

O mister Salomão Lumbo “Flash” foi e é um grande camarada e pai. É meu técnico, amigo que recebeu-me quando vim ao Lubango. Depois apresentou-me aos demais praticantes da arte no pavilhão do Benfica do Lubango".

“Daí em diante, começamos a treinar juntos. Com o andar do tempo fui ganhando confiança com o técnico Flash, porque viu em mim boas qualidades técnicas. Com o decorrer dos anos fui aumentando as minhas graduações até que em 2011 passei para o cinturão negro 2º dan
”, frisou.

in Jornal dos Desportos de 15.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário