quinta-feira, 23 de maio de 2013

Moradores de Chimbungo Velho ganham fonte de distribuição de água


Os 270 moradores da aldeia de Chimbungo Velho, comuna do Lunge, município do Bailundo, a norte da cidade do Huambo, contam desde terça-feira com uma fonte de distribuição de água potável construída pelo projecto Uhayele, vocacionado a saúde preventiva.
 
A coordenadora técnica assistencial do Uhayele, Karina Timóteo, explicou, em declarações, que a construção deste empreendimento social, que contou com o envolvimento de 30 aldeões, visa erradicar do seio dos moradores doenças causadas pelo consumo de água imprópria.
 
Ressaltou a importante e efectiva participação da comunidade na execução dos trabalhos, bem como a participação da liderança tradicional da aldeia.
 
Segundo Karina Timóteo, iniciativas como estas demonstram a importância do envolvimento entre membros da equipa do projecto e população, não só para a execução, mas principalmente para a oferta de educação a comunidade, através de conhecimentos transmitidos.
 
Informou que as famílias beneficiadas irão ter a oportunidade de ensinar e dar continuidade a este tipo de actividade em outras áreas, ajudando assim outras famílias e com isso a melhoraria da qualidade de vida e condições de saúde de toda uma comunidade.
 
O Uhayele, expressão que na língua nacional Umbundo significa saúde, é um projecto da direcção provincial da saúde e executado pela Amosmid, empresa privada de gestão de saúde.
 
in ANGOP de 23.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário