quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mau estado da rede de distribuição dificulta expansão da energia eléctrica


O mau estado da rede de distribuição de energia eléctrica na cidade do Huambo e arredores foi hoje apontado como a única dificuldade da expansão da corrente produzida pela barragem hidroeléctrica do Ngove, a 119 quilómetros a Sul da capital desta província.
 
O pronunciamento foi feito pelo vice-governador local para a área política e social, Guilherme Tuluka, que hoje deslocou-se ao Ngove para constatar o real funcionamento da barragem, numa altura em que a cidade do Huambo e arredores registam constantes falhas no fornecimento de energia eléctrica.
 
Em declarações à imprensa, no final da visita, considerou imperioso melhorar a rede de distribuição, que diz ser bastante antiga, para que a energia eléctrica possa beneficiar um maior número de consumidores em relação ao que se constata actualmente.
 
A barragem está operacional, mas o consumo da cidade é muito inferior a capacidade de produção instalada. Tal situação deve-se, em parte, ao facto de a rede de baixa tensão não se adequar aos níveis de produção de energia”, frisou.
 
O vice-governador tranquilizou também os consumidores para deixarem de alarmar-se com os apagões que têm ocorrido com alguma frequência nos últimos dias, uma vez serem decorrentes do processo de testagem das sub-estações eléctricas.
 
Descartou igualmente haver qualquer problema técnico nas três turbinas instaladas na barragem e quanto ao facto de estar em funcionamento apenas uma, Guilherme Tuluka explicou que tal situação deve-se ao reduzido número de consumidores.
 
Não há nada para temer. Os apagões são decorrentes de um sistema próprio de testagem que as máquinas estão a sofrer. Temos de trabalhar no sentido de expandirmos a energia eléctrica quando terminarem os testes, pois temos até um número de consumidores insignificantes, que faz com que as duas turbinas estejam paralisadas”, concluiu.
 
in ANGOP de 15.05.2013



Sem comentários:

Enviar um comentário