sexta-feira, 10 de maio de 2013

Huambo está no rumo certo para erradicação do analfabetismo

Ministro da Educação, Pinda Simão

O ministro da Educação, Pinda Simão, admitiu, na cidade capital da província, que a província do Huambo está no rumo certo, antevendo a erradicação do analfabetismo da população, nos próximos anos.
 
Ao discursar no acto de encerramento da 1ª campanha especial de alfabetização, aberta em Julho de 2012, felicitou o governo desta província pela iniciativa, tendo desafiado os governos de outras províncias do país a seguirem o mesmo exemplo.
 
Pinda Simão disse que muitos cidadãos angolanos desconhecem as consequências nefastas do analfabetismo que julga representar um mal que impede todas as tentativas de desenvolvimento pessoal e de uma Nação.
 
Por mais recursos que o país tiver, explicou, só com homens e mulheres formados estes mesmos recursos serão transformados em factores de desenvolvimento.
 
Sublinhou que, atento a este facto, o Presidente da República exarou o decreto presidencial 86/12, de 16 de Maio, que aprova o Plano Estratégico de Revitalização da Alfabetização, sendo este o instrumento orientador das acções relativas à política do Executivo para a erradicação do analfabetismo.
 
Pinda Simão justificou que a campanha nacional de alfabetização aberta a 12 de Junho de 2012, pelo Ministério da Educação, visa a concretização dos objectivos do plano estratégico de revitalização da alfabetização.
 
Lembrou que, desde as primeiras horas da independência nacional, o Governo Angolano esteve ciente do fardo pesado que o analfabetismo constitui para o desenvolvimento do país e assumiu, sempre, que a sua erradicação dependia de uma conjugação de esforços entre o Estado e a sociedade civil, como um todo.
 
Os frutos desta campanha especial de alfabetização que hoje testemunhamos, demonstrando uma visão estratégica do governo local, gostaríamos de ver imitados pelas demais províncias. O plano estratégico de revitalização da alfabetização visa reduzir os níveis actuais de analfabetismo para menos de 15 porcento, até 2017”, disse.
 
Huambo está no bom caminho para o alcance deste objectivo”, destacou.
 
Referiu ainda que o país inteiro agradece e reconhece os esforços dos alfabetizadores e espera contar com a prontidão dos mesmos na 2ª campanha, tendo ainda informado que o ministério está a trabalhar no sentido de resolver as dificuldades que os alfabetizadores enfrentam no cumprimento das suas actividades de ensinar a ler e a escrever cidadãos adultos.
 
A campanha especial de alfabetização, que decorreu sob o lema “Angola desenvolvida, Angola em marcha”, ensinou a ler e a escrever 31 mil cidadãos adultos que frequentaram o módulo 1, correspondente à 1ª e 2ª classes.
 
As aulas foram asseguradas por mil e 198 alfabetizadores que basearam a sua actividade nos módulos constantes do programa de alfabetização e aceleração escolar em curso no país.
 
in ANGOP de 10.05.2013

 

Sem comentários:

Enviar um comentário