sexta-feira, 17 de maio de 2013

Escultor Etona destaca entrega

ETONA, escultor


António Tomás Ana “Etona”, secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), destacou na cidade do Huambo, a entrega dos “criadores de belas artes” desta província na concepção das suas obras, apesar das imensas dificuldades existentes.

Etona, que fez uma visita de trabalho de dois dias ao Huambo, referiu que os artistas desta província têm muita força de trabalho e empenham-se muito, o que satisfaz a direcção da UNAP.

Para reforçar as técnicas destes artistas, a associação vai ajudá-los, através de acções dirigidas nesse sentido e, deste modo, “o artista seja mais respeitado, venda bem as suas obras e, consequentemente, participe mais no progresso da província”, salientou.

O também pintor mostrou-se ainda satisfeito pela forma como a direcção da cultura na província interage com os artistas plásticos do Huambo, esperando, por isso, grandes parcerias com o Governo Provincial em prol do progresso da arte e dos respectivos criadores.

O secretário para as actividades culturais da UNAP, Benjamim Sabby, referiu que os artistas da província vão ter, em breve, acções de formação, consubstanciadas em palestras e seminários, para aumentarem os seus conhecimentos sobre a dinâmica nacional e mundial da arte.

Pedro Hospital, representante da UNAP na província, agradeceu a iniciativa da direcção central desta agremiação e disse acreditar em dias melhores para os artistas do Huambo, em aspectos como a aquisição de materiais artísticos com mais facilidade, espaços de exposições e possibilidades de uma maior venda de obras.


Pelo menos 67 criadores, entre artistas plásticos e artesões, fazem parte do universo da arte na província. Todos eles querem dar o seu contributo ao desenvolvimento da arte no país”, sustentou.

A comitiva de Etona manteve  um encontro com o director em exercício da cultura do Huambo, João Afonso, visitou atelieres de artistas plásticos e artesões, e visitou as obras do futuro centro cultural do Huambo.

in Jornal de Angola de 17.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário