quarta-feira, 15 de maio de 2013

Enfermeiros defendem acções educativas


Os participantes nas V Jornadas Científicas de Enfermagem, que encerrou domingo, no Huambo, recomendaram a dinamização de acções educativas nas comunidades sobre os cuidados a ter com os portadores de doenças crónicas como as diabetes e a hipertensão arterial.

No documento final do encontro, os enfermeiros definem ainda a promoção de actividades de campo para a divulgação dos cuidados a ter com os factores de risco, a realização de acções de formação contínua sobre ética e deontologia dos profissionais de enfermagem.

Os participantes recomendam às três organizações da classe - ANEA, ORDENFA e SINDEA - a realizarem, com a participação dos representantes dos presidentes dos conselhos provinciais, um encontro nacional para a definição de estratégias de actuação dos enfermeiros.

O encontro, que assinalou as comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, a 12 de Maio, juntou 213 enfermeiros das 18 províncias do país, de sexta a domingo, sob o lema “Agir sobre as Doenças Não Transmissíveis na Base das Metas do Desenvolvimento do Milénio”.

Foram abordados temas ligados aos cuidados de saúde com portadores de acidente vascular cerebral, insulinoterapia, suporte básico de vida, soro e gotejamento, notações de enfermagem e passagem de turno.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Masseca, que testemunhou o acto, exortou os enfermeiros a melhorarem a assistência aos pacientes nos centros de saúde e serem mais céleres no atendimento para evitar a lotação nos hospitais de referência.


O Executivo está a criar mecanismos para melhorar as condições laborais dos profissionais, visando a sua reafirmação na sociedade, para que se sintam valorizados pelo seu trabalho e exerçam a sua actividade com amor”, disse Carlos Alberto Masseca.

O secretário de Estado referiu que o Ministério da Saúde vai promover, até 2025, programas de formação para os profissionais da saúde nas componentes tecnológica e académica, para aumentar a qualidade assistencial e médica nas unidades sanitárias da província do Huambo.

Papel da classe

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Maria Teresa Vicente, disse, na ocasião, que a organização tem lutado pela defesa dos interesses dos profissionais do sector, de forma a elevar à promoção socioprofissional e a melhoria da qualidade do trabalho dos profissionais de enfermagem.

Os enfermeiros têm de cumprir o seu papel, devemos inovar os nossos serviços e desenvolver novas formas de trabalho, para garantir maior segurança aos pacientes. Actualmente, a enfermagem é uma profissão especializada e altamente rigorosa, cujo desempenho, assume grande importância no funcionamento dos sistemas de saúde e na qualidade dos cuidados disponibilizados aos cidadãos”, afirmou.

Maria Teresa Vicente referiu que a procura dos serviços de enfermagem no país supera a actual capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde. Apesar disso, os profissionais de enfermagem têm consentido muitos sacrifícios e esforços  no cumprimento da sua missão para conseguir dar resposta positiva no que se refere à prestação de serviços de enfermagem aos cidadãos.

 A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou que, para se cumprir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, é preciso implementar políticas de saúde e planos de acção bem geridos e liderados.

Maria Teresa Vicente disse ainda que os enfermeiros angolanos estão numa fase de reconquista e reconhecimento efectivo da sua profissão para a dignidade da classe, através do aumento das suas habilitações académicas, o que vai garantir a prestação de serviços com melhor qualidade aos utentes.
O acto de encerramento foi marcado pela entrega de kits profissionais de enfermagem e certificados aos participantes vindo de todas as províncias do país.

in Jornal de Angola de 15.05.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário