quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ecunha e Chinjenje com fraca presença de estabelecimentos comerciais


Os municípios do Ecunha e do Chinjenje são, entre os 11 que compõem a província do Huambo, os que possuem uma fraca presença de estabelecimentos comerciais.
 
Os dados foram anunciados pelo chefe do departamento de comércio da direcção provincial do comércio, hotelaria e turismo, Luís Américo, que, apesar de desconhecer as razões da fraca aposta dos empresários nestas municipalidades, defende a abertura de mais lojas para aumentar a oferta de produtos aos consumidores locais e permitir reduzir a alta de preços actuais.
 
Com uma densidade populacional estimada em quase 80 mil habitantes, o município do Ecunha possui apenas 15 estabelecimentos comerciais, ao passo que no Chinjenje estão em funcionamento 20 para atender às necessidades de pelo menos 35 mil habitantes.
 
Luís Américo informou que o município do Huambo, com 2.691 lojas, detém o maior número de estabelecimentos comerciais, mesmo assim, ainda número insuficiente para fazer face à demanda dos seus habitantes, calculados em um milhão e 500 mil.
 
De acordo com o chefe do departamento provincial do comércio, a província do Huambo tem 3.184 estabelecimentos licenciados, maior parte dos quais retalhistas e de prestação de serviços diversos e, somente, um menor número está vocacionado ao comércio a grosso.
 
Deste total de lojas, explicou, 152 estão implantadas no município da Caála, 89 no Bailundo, 58 no Londuimbali, 41 no Ucuma, 36 no Longonjo, 30 no Cachiungo, 29 no Mungo, 23 na Chicala-Cholohanga, além do Ecunha com 15, Chinjenje 20 e Huambo com 2691 estabelecimentos.
 
in ANGOP de 16.05.2013
 

Sem comentários:

Enviar um comentário