sexta-feira, 10 de maio de 2013

Conselho provincial da família realiza-se hoje


A Direcção da Família e Promoção da Mulher na província do Huambo realiza hoje, sexta-feira, nesta cidade, o 14º Conselho da Família, sob o lema “Educação para a cidadania das famílias e comunidades, para a coesão e desenvolvimento de Angola”.
 
No evento, que encerra no mesmo dia, serão apresentados e discutidos cinco painéis relacionados ao lema do conselho, mas antes os participantes vão analisar, discutir e aprovar o grau de cumprimento das recomendações do conselho anterior.
 
No primeiro painel, com o tema “educação para os valores morais e culturais”, serão abordados os valores perenes da civilização humana e sua transmissão para as novas gerações, bem como a identidade cultural e o sentido de pertença como processos antropológicos.
 
O segundo painel, “educação para os direitos e liberdades fundamentais”, inclui a discussão dos temas a educação dos direitos e deveres dos cidadãos e o eu e o outro na perspectiva de desenvolvimento pessoal e social baseada na cultura de respeito.
 
Para o terceiro painel, “informação/comunicação social e cidadania”, os participantes ao conselho da família vão discutir os conteúdos e modelos de informação num mundo globalizado, sua influência na cidadania, assim como o papel e modelo de comunicação social para Angola na construção da nova cidadania.
 
O penúltimo painel, “a educação na perspectiva do género e cultura da paz”, está centrado na abordagem da prevenção e combate à violência doméstica, bem como a cultura da paz e tolerância começam na família.
 
A apreciação do projecto do plano de acção nacional sobre a família em Angola, contextualização do actual código da família, inovações e contribuições a introduzir no actual código da família pelos diferentes organismos fazem parte do quinto e último painel do 14º conselho provincial da família.
 
O acto de abertura do evento será feito pelo delegado da Justiça e dos Direitos Humanos, Ernesto Estevão Pedro, ao passo que o vice-governador para o sector político e social, Guilherme Tuluka, discursará no acto de encerramento.
 
in ANGOP de 10.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário