quarta-feira, 22 de maio de 2013

Comércio grossista fora da zona urbana


Os armazéns grossistas vão ser transferidos das áreas urbanas das cidades capitais para áreas suburbanas, anunciou a ministra do Comércio, Rosa Pacavira, no encontro que manteve em Luanda com pequenos, médios e grandes comerciantes.

Para Rosa Pacavira, todas as condições estão criadas para os interessados construírem os seus armazéns nas áreas reservadas pelo Governo, visando melhorar a actividade comercial, em particular na cidade de Luanda.

A ministra assegurou que o Executivo está a construir os Centros Logísticos e de Distribuição (CLOD) no país, estando já o de Luanda na segunda fase da edificação. Neste momento, estão reservados 100 hectares para os comerciantes grossistas desenvolverem a sua actividade de forma organizada.

Além do CLOD de Luanda, o Governo vai construir empreendimentos nos municípios da Caála e Calenga, na província do Huambo, da Quibala, no Kwanza-Sul, e noutras localidades das províncias de Malange e Uíge.

Os CLOD vão albergar vários tipos de mercados a grosso para o comércio de hortícolas e frutas, carnes e peixes, electrodomésticos, produtos secos, cereais e seus derivados, peças e sobressalentes, vestuário, calçados e acessórios, além de mercados de materiais de construção, gelo, restauração, serviços de laboratório, bancários, entre outros.

Rosa Pacavira lamentou o facto de a actividade comercial em Angola ser ainda sustentada por importações e o circuito de distribuição dominado por oligopólios.

Para a ministra, as grandes cidades, com destaque para Luanda, assistem ao surgimento desordenado da rede comercial, quer grossista, quer retalhista, com grande expressão para o fomento cada vez mais acentuado do mercado informal, com todas as características negativas que lhe são associadas.

in Jornal de Angola de 22.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário