sexta-feira, 24 de maio de 2013

Censo piloto decorre a bom ritmo nas comunas de Luvemba e Hengue

Supervisor do censo na comuna de Luvemba e Hengue, Vasco Vatuva

As equipas dos agentes recenseadores do Censo Piloto, que decorre desde o passado dia 16 do corrente mês, nas comunas do Luvemba  e Hengue, província do Huambo, desdobram-se de forma positiva na recolha de informações, mediante o preenchimento dos questionário através do método de entrevista presencial nas comunidades.

O facto foi avançado pelo supervisor da comuna de Luvemba, Vasco Vatuva, tendo assegurado que o processo do Censo Piloto decorre de forma positiva ao atingir já 60 porcento, das 33 secções censitárias nesta circunscrição nos últimos sete dias.

Temos já resultados animadores do processo e temos uma positiva aceitação por parte das populações nas comunidades que estão a prestar informações precisas aos técnicos, resultantes a um bom trabalho de mobilização por parte das autoridades tradicionais e igrejas para o êxito do processo”, destacou.

O supervisor realçou que, para o preenchimento das fichas as principais perguntas estão a consistir em saber em condições o agregado vive, tipo de moradia, saneamento básico, número de agregado da família, o tratamento que dão a água antes de servir para consumo humano e outras questões pertinentes ao êxito do Censo.

Vasco Vatuva acrescentou que as questões estão a ser colocadas pelos recenseadores de forma clara o que está a facilitar o bom andamento do processo nas comunidades e manifestou-se optmista em terminar com o processo do Censo Piloto da população e habitação antes do prazo estabelecido nesta circunscrição.

O supervisor do processo do Censo Piloto na comuna de Luvemba manifestou-se apenas preocupado com as algumas residências que são encontradas fechadas na altura do censo, uma situação que vai exigir revisar uma determinada área censitária depois do regresso da respectiva família à aldeia.

Pensávamos que o Censo Piloto nos levaria os 15 dias estabelecidos, mas com habilidade dos recenseadores e com a disponibilidade do agregado, apesar de existir aglomerados rurais muito distanciados, a realidade mostrou outros indicadores, uma experiência que está a ser passado para os agentes das províncias do Bié e Moxico”, disse.

in ANGOP de 24.05.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário