quarta-feira, 15 de maio de 2013

Aberto programa nacional de "saúde da mulher nas comunidades"


O programa de “saúde da mulher nas comunidades”, promovido pela OMA, foi aberto hoje, terça-feira, na comuna de Luvemba, adstrita ao município do Bailundo, durante o qual estima-se que serão assistidos, até dia 21 deste mês, mais de 41 mil pessoas daquela circunscrição.
 
O evento visa contribuir na redução da mortalidade materno-infantil e as novas infecções de VIH/SIDA. Envolve 15 médicos de várias especialidades e 30 enfermeiros.
 
As populações terão igualmente a oportunidade de fazer consultas grátis de ginecologia e obstetrícia, pediatria, cardiologia, medicina interna, clínica geral e planeamento familiar.
 
A cerimónia de abertura do programa foi orientada pela secretária para o departamento de aconselhamento de solidariedade do comité nacional da OMA, Victória Correia da Conceição, tendo realçado que a iniciativa visa reduzir o índice de mortalidade materno-infantil nas populações mais vulneráveis.
 
A OMA como organização social tem por objectivo garantir o acesso das mulheres às consultas gratuitas nas comunidades, bem como promove feiras onde as populações têm oportunidade de ter assistência médica e medicamentosa”, afirmou.
 
Na sua intervenção, a secretária do departamento de aconselhamento de solidariedade do Comité Nacional da OMA, Victória Correia da Conceição, realçou que a organização vai continuar a trabalhar para que a mulher participe no desenvolvimento do país.
 
Apelou a população a aderir às consultas, programas de vacinação e palestras de prevenção de doenças.
 
A primeira fase do programa de “saúde da mulher nas comunidade” ocorreu em 2012, nas províncias do Bengo, Kuando Kubango e Zaire.   
 
in ANGOP de 15.05.2013        

Sem comentários:

Enviar um comentário