quarta-feira, 10 de abril de 2013

Reinos do Huambo estão a ser requalificados



Uma delegação do ministério da cultura trabalhou, na província do Huambo onde está a fazer o levantamento da requalificação do Reino do Huambo.

De acordo com o responsável do departamento cultural na província, João Afonso, a requalificação dos Reinos do Huambo mostra a importância que o Governo atribui as tradições culturais.

João Afonso fez estas declarações, por ocasião da visita da comitiva de técnicos do ministério da Cultura que ,no cumprimento da orientação sobre o decreto Presidencial, ligado a requalificação dos Reinos daquela região, trabalhou naquela parcela do País para fazer o levantamento da requalificação do Reino do Huambo.

Segundo ele, “não existe presente sem passado, e no caso do nosso País, realmente, reconhece-se que antes da presença colonial em 1482, o País era Governado por estas entidades tradicionais, em termos de Reinados.
Temos um País forte na base do progresso e desenvolvimento cultural
”, frisou.

Para João Afonso, a construção destas arquitecturas está a basear-se nos traços arquitectónicos do passado para a preservação do património histórico-cultural deixado pelos ancestrais.

No quadro deste programa Presidencial estão em curso as obras de requalificação da Ombala-Balundo, localizada na vila municipal do Bailundo, onde está a ser construído o palácio do Rei e 35 residências para os sobas que compõem o Reino e, igualmente, no Sambo onde estão, igualmente, a ser feita a mesma coisa.

in Rádio Nacional de Angola - Canal A de 10.04.2013


Sem comentários:

Enviar um comentário