quinta-feira, 18 de abril de 2013

Caála regista mais de 130 casos de malária em dois meses



Cento e 39 nove casos novos de malária foram diagnosticados de Fevereiro a Março deste ano, no município da Caála, perto de 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, resultante das enxurradas registados naquela circunscrição, sem causar perda de vidas humanas.
 
O director da saúde pública do município da Caála, Alberto da Silva, revelou que nesta altura intensificaram-se as medidas de combate à malária nas comunidades das comunas de Calenga, Catata, Cuima, com a realização de palestras e distribuição de redes mosquiteiras impregnadas.
 
Neste período registamos muitos charcos nas comunidades com mosquitos em reprodução, mas com a implementação dos anti-larval numa cooperação com os médicos cubanos está em curso o processo de contenção dos casos de malárias em toda extensão do município”, destacou.
 
Alberto da Silva acrescentou que, com a implementação do programa anti-lavral, distribuição de redes mosquiteiras, o uso do “cortem” e outras medidas tradicionais, os casos de malária registaram uma baixa desde 2008, sem casos de óbito pela doença.
 
A repartição municipal da saúde já está a trabalhar, em parceria com a Direcção Província da Saúde, para iniciar novos programas de combate à malária e evitar o seu alastramento nas comunidades daquela região.

in ANGOP de 18.04.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário