terça-feira, 19 de março de 2013

Progenitores devem desempenhar seu papel para estabilidade da família



O pastor da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) no Huambo, Abel de Jesus Chongolola Sangunde, advogou hoje, terça-feira, nesta cidade, a necessidade dos pais desempenharem o seu verdadeiro papel, por formas a contribuírem para estabilidade harmoniosa e união das famílias.

Falando a propósito do Dia do Pai, assinalado hoje (19 de Março), o pastor disse que os pais devem transmitir a sua experiência de vida aos filhos, contribuindo assim, no desenvolvimento educacional, escolar e profissional dos seus descendentes.

"A celebração de algumas datas neste século trazem-nos o despertar das nossas responsabilidades como pessoas humanas e gente que vive em sociedade, de tal modo que esta efeméride não só desperta autoridade paterna como também a criação da responsabilização afectiva entre pai e filho", frisou.

Segundo o pastor Abel de Jesus, "podemos entender a palavra pai como protecção, amor e inteligência, deixando deste modo os casos de fuga à paternidade muito frequentes nos dias de hoje por falta de responsabilidade dos progenitores".

Frisou que a relação na família deve ser gerida de forma amigável e responsável, na qual os valores como a justiça e a solidariedade devem estar sempre patentes na resolução dos conflitos para não desestruturar a sociedade de uma forma geral.

Abel de Jesus precisou que a imaturidade dos progenitores resulta, por  outro lado, na fuga à paternidade por parte do pai e, por outro, na realização de um aborto por parte da mãe, alegando condições de estudo, trabalho, entre outras acções que visa a melhoria da sua qualidade de vida.

Nesta conformidade, apelou os pais e encarregados de educação a desempenharem o seu papel na família, dando instruções sobre a educação sexual aos seus filhos e educandos para construção de um futuro mais promissor. "Se a nossa geração não for bem-educada teremos muitos problemas no futuro tal como a proliferação da sida e a degradação dos valores cívicos e morais da sociedade", acrescentou.
in ANGOP de 19.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário