quarta-feira, 27 de março de 2013

Garantidas condições técnicas e humanas para o arranque do censo piloto em Maio



A directora dos serviços do Instituto Nacional de Estatística (INE) na província do Huambo, Eurásia Demba, garantiu hoje, terça-feira, estarem criadas as condições técnicas e humanas para o arranque, no dia 16 de Maio, do censo piloto.
 
Informou que em Fevereiro foram nomeados os grupos técnicos, estando neste momento a serem ajustadas as estratégias que permitirão realizar o censo piloto com sucesso, durante aproximadamente um mês, nas comunas do Hengue e Luvemba, no município do Bailundo.
 
Avançou que em Abril terá inicio o processo de formação dos grupos técnicos, bem como dos agentes que vão participar do processo censitário.
 
Eurásia Demba explicou que o censo piloto serve de antecâmara ao censo geral que acontece em 2014, considerando ser uma das maiores operações estatísticas que um país deve realizar de modo a obter dados sobre o número e o nível de vida das famílias.
 
Sublinhou que o censo serve para se dar uma informação crucial ao Executivo no sentido de planificar melhor as acções de desenvolvimento do país, além de atenuar as dificuldades de falta de dados estatísticos.
 
O censo piloto vai ocorrer nas províncias do Cunene, Kuando Kubango, Kwanza Norte, Huambo, Luanda, Uíge e Namibe.
 
O Executivo angolano está engajado na preparação do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2014), também designado por censo, uma operação completa de recolha, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos e socioeconómicos num período específico de todas as pessoas residentes e das habitações existentes no país.
 
A realização do censo será determinante para se saber exactamente a estrutura da população angolana e da força de trabalho, a sua distribuição geográfica e as áreas de investimento prioritários.
in ANGOP de 27.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário