segunda-feira, 18 de março de 2013

Caála goleia


Quando aos 11 minutos de jogo, o médio Vovó tirou o primeiro zero do marcador, ficou-se com a ideia de que teríamos ontem, no Estádio dos Kuricutelas, um Recreativo da Caála demolidor no desafio com o Union Sportive de Bougouni do Mali. Quem assim pensou não estava enganado. O golo marcado por Vovó acabou por abrir o “apetite” dos caalenses, que criaram uma mão cheia de oportunidades que, caso fossem concretizadas, aumentariam ainda mais o sofrimento dos malianos.

Mesmo assim, a falta de destreza dos avançados e médios do Caála acabou por ser compensada por mais três golos (Pilola bisou e Shay fez o último) que “arrumaram” com as pretensões dos malianos em saírem do Huambo com um resultado satisfatório. O sistema táctico montado por Ricardo Formosinho, 4x4x2, foi arrasador. Tal como havia prometido, o técnico caalense apostou forte no ataque, atitude essa que valeu ouro a sua equipa que, como dissemos, acima, poderia ter “massacrado” muito mais o US de Bougouni.

Com um meio campo bastante batalhador, em que Alioune e o capitão Dudú Leite assumiam as despesas do jogo, os caalenses conseguiam, mesmo com o mau estado da relva, criar situações embaraçosas para o adversário, sobretudo quando canalizavam as jogadas para as alas, onde Firmino era senhor absoluto. A determinação com que os caalenses jogavam, aliada à rapidez nos corredores direito e esquerdo, com a dupla FF (Firmino e Femi) a provocar grandes estragos, fazia prever que o golo seria uma questão de tempo, embora a primeira grande oportunidade tenha pertencido aos malianos, aos 5’, mas que o atento guarda-redes Lokwa evitou.

Avisado com essa situação, o Caála colocou um basta ao “atrevimento” do Bougouni, uma equipa com boa qualidade técnica, mas sem objectividade, ao marcar o primeiro golo por Vovó, aos 11’, num remate de fora da área. Os caalenses, mal acabavam de festejar o primeiro, já o segundo era uma certeza. O excelente trabalho de Firmino foi determinante para que o desmarcado Pilola, aos 14’, colocasse a cabeça a funcionar ante a apatia dos centrais contrários.

MAIS DOIS

O Recreativo da Caála não soube tirar muito mais partido do domínio imposto ao US de Bougouni já na primeira parte. Mesmo assim, a equipa de Ricardo Formosinho conseguiu engordar o marcador na etapa complementar. Sem temor da boa qualidade técnica dos jogadores do Bougouni, que em várias ocasiões quase marcavam, o que só não aconteceu porque o experiente Lokwa negou o desejo dos malianos, os caalenses marcaram mais dois golos por Pilola (50’) e Shay (83’), este último que saiu do “banco”. Com o resultado praticamente feito, o Caála ainda teve tempo para dar um “banho-de-bola” ao Bougouni, atendendo à forma mestre como a equipa jogava, com Zé Augusto, Shay e Careca já em campo.

ARBITRAGEM
Trabalho notável


O trio de árbitros do Malawi realizou um trabalho notável. O juiz Nguluwe Dinnis, que foi auxiliado por Nkhata Victor e Kaachim Kaundula, embora em uma situação do jogo tenha tido uma descoordenação com os seus assistentes, mostrou categoria no ajuizamento das jogadas. A boa actuação do árbitro malawí ficou reforçada com o impecável trabalho no capítulo disciplinar. A única advertência feita, ao capitão Dudú Leite, do CR da Caála, acaba por ser justa, na medida em que o jogador caalense protestou sem razão. Nguluwe Dinnis mostrou também que está em perfeitas condições físicas, tendo acompanhado de perto todas as jogadas dos dois ataques.

MELHOR EM CAMPO
Firmino brilha

A qualidade técnica de Firmino, número 27 do Recreativo da Caála, foi determinante para que a equipa angolana conseguisse ontem, nos Kuricutelas, um resultado gordo no jogo da primeira mão da segunda eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação com o Union Sportive de Bougouni. O avançado às ordens de Ricardo Formosinho “partiu” toda a defesa dos malianos. Pena foi não ter marcado um golo na partida. Foi substituído, aos 88’, por Careca, numa altura em que demonstrava certo cansaço. Grande jogo!
in Jornal dos Desportos de 18.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário