terça-feira, 12 de março de 2013

BNA promove campanha sobre nova moeda na Caála



Especialistas do Banco Nacional de Angola (BNA) realizaram no município da Caála, (Huambo), uma campanha de esclarecimento sobre a introdução no mercado da nova família do Kwanza, uma iniciativa que visou mostrar
as características de segurança e de combate ao branqueamento da moeda no país.
 
A responsável da secção de estudos e estatísticas do BNA na província do Huambo, Rosalina Lopes, disse que a nova família do Kwanza está equipada com padrões de segurança internacionalmente reconhecidos, tornando assim eficiente a circulação da moeda nacional e difícil a sua falsificação.
 
Nesta campanha de sensibilização, os especialistas do BNA falaram com maior predominância sobre as características de segurança visíveis para o público como a marca de água, fibras de segurança e relevo de fácil manejamento para apuração do dinheiro no mercado nacional, para combater a falsificação.
 
"O novo Kwanza é quase impossível de falsificar, porque os níveis de segurança são modernos e aceites pela comunidade internacional, afirmou, assegurando que será difícil falsificar a moeda nacional, classificada neste nível".
 
De acordo com a responsável da secção de estudos e estatística do BNA da província do Huambo, Rosalina Lopes, a retirada do antigo Kwanza será gradual, para permitir de forma eficiente a introdução do novo Kwanza, sem criar transtornos e complicações sociais durante este processo já em curso no país.
 
No final da campanha, o administrador adjunto do município da Caála, Bento Sandulo, disse que poderão trabalhar forte na divulgação e sensibilização sobre a nova família do Kwanza, nas comunidades para que a população esteja envolvida no combate ao branqueamento e falsificação do dinheiro nacional.
 
O BNA vai prosseguir com as campanhas de sensibilização sobre a introdução da nova família de notas e moedas do kwanzas, nos 11 municípios da província do Huambo, incluindo a do Bié.
in ANGOP de 12.03.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário