terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Um bilião Kwanzas em moedas metálicas circulam no mercado



Um bilião de kwanzas, em moedas metálicas, começaram a ser introduzidas no mercado nacional. A nova família do kwanza, começou  a circular, ontem (segunda-feira) com o lançamento das moedas , enquanto que as notas serão introduzidas no mercado, de forma progressiva, a partir da segunda quinzena de Março.
O governador do BNA, José de Lima Massano fez saber que a partir da segunda quinzena de Março próximo, em coabitação com as actuais notas que só deixrão de circular dentro de cinco anos
O BNA aconselha os comerciantes a passarem informações sobre como usar a moeda nacional, o Kwanza, a fim de evitar que o Estado gaste mais recursos financeiros com a produção de novas notas antes do seu tempo normal de uso, sete anos.
Um dos objectivos desta ideia, segundo Paulo Quino, director de gestão do BCI,  é a de acabar com a  tradicional falta de trocos.
Por isso o tempo do toma lá uma pastilha um rebuçado ao invés do troco acabou, conforme disse Florbela Gama,  gestora do BAI.
Nas grandes superficies as moedas  começam já  a ter efeito positivo. No primeiro dia que  marca o regresso ao mercado das moedas metalicas, o Banco Nacional de Angola investiu muito nos grandes centros comerciais.
O lançamento das moedas fez-se à escala nacional uma operação de sucesso. Em Cabinda, onde esteve a ministra do Comércio, Rosa Pacavira, os bancos comerciais e principalmente as populações já convivem sem problemas com os novos kwanzas.
No Huambo, a director regional do BNA, Jerónimo Lara,  garantiu que háverá moedas para todos os bancos.
Maior facilidade nas transações comerciais é o que garantem os agentes economicos no Namibe com a introdução das moedas no circuito financeiro.
in TPA de 19.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário