quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Responsável destaca educação comunitária para redução da malária



O director da Saúde na província do Huambo, Frederico João Carlos Juliana, destacou hoje, quarta-feira, que as campanhas de sensibilização assentes na informação e na educação comunitária têm contribuído na redução da taxa de mortalidade infantil por malária.

Esta posição foi expressa durante o encontro de avaliação da campanha de pulverização residual intra-domiciliar 2012, tendo considerado positivo o envolvimento das autoridades tradicionais, religiosas e técnicos especializados.

Frederico Juliana assegurou que durante o ano de 2012 foram pulverizadas mais de 60 mil residências das zonas periféricas do município sede.

De acordo com o responsável, identificar as campanhas de sensibilização, bem como a distribuição de mosquiteiros impregnados com insecticida de longa duração estão a contribuir significativamente na diminuição dos casos de malária no seio das comunidades.

Destacou ainda os serviços de municipalização de saúde que estão a permitir a construção de novas infra-estruturas hospitalares e o melhoramento dos equipamentos de apoio médico.

"O programa de municipalização dos serviços de saúde está a trazer resultados positivos, quer na melhoria das condições de trabalhos dos profissionais do sector, na construção e reabilitação apetrechamento das unidades sanitárias da província, fruto da aplicação eficiente, por parte dos administradores municipais e da direcção provincial", salientou.

A província do Huambo, com uma densidade populacional estimada em dois milhões e 700 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, possui 215 unidades hospitalares e o seu funcionamento está assegurado por cinco mil e 315 trabalhadores, sendo 150 médicos, entre angolanos e estrangeiros.
in ANGOP de 21.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário