quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

IDA vai reforçar apoio às famílias camponesas



Quarenta e duas escolas de campo,  para assistir tecnicamente 15 mil famílias camponesas dos municípios do Mungo, Luduimbali e Bailundo (Huambo),  serão criadas este ano pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), para melhorar as técnicas agrícolas e a situação social dos pequenos agricultores destas regiões.

O programa de criação de escolas de campo enquadra-se na implementação do Projecto da Agricultura Familiar Orientada para o Mercado (MOSAP), orçado em dois milhões e 400 mil dólares americanos,  definido para dois anos, a ser implementado em três municípios da província do Huambo (Mungo, Luduimbali e Bailundo).

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, o coordenador do programa MOSAP no Huambo, Cyprien Ndambi Ndoki, informou que o programa é do Instituto de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da ONG angolana  Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

"O programa do MOSAP consiste na melhoria das técnicas agrícolas  e da assistência socioeconómica das famílias camponesas", explicou.

Cyprien Ndambi Ndoki disse que com estas escolas prende-se criar alternativas para a solução de problemas sociais e económicos das famílias camponesas, bem como o desenvolvimento de metodologias participativas agrícolas para a melhoria da produtividade nas comunidades rurais.

O projecto MOSAP está em curso nas províncias do Bié, Malanje e Huambo, onde se prevê criar mais de 500 escolas de campo para assistir famílias camponesas.
in ANGOP de 21.02.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário