terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Soba da Jamba Tchinheny desencoraja cultivo de Liamba



O soba Horácio Sande, da aldeia de Jamba Tchinheny, perto de 40 quilómetros a Sul da vila de Cahiungo, província do Huambo, condenou hoje o acto de insistência da população da sua área de jurisdição no cultivo de liamba, uma acção que lesa a legislação vigente no país.
 
Em declarações disse que têm passado a mensagem à população, no sentido de deixar de cultivar a liamba e apostar em cultura que contribuem na melhoria da dieta alimentar das famílias e criar excedentes para criar rendimentos nas comunidades.
 
"Muitos agricultores a quem temos passados a mensagem hoje nos têm como inimigos, por termos desencorajado o cultivo clandestino de liamba, fazendo-se passar como um medicamento para curar aos animais de algumas pestes que têm assolado a região", realçou.
 
O soba Horácio Sande assegurou que vai reforçar medidas de vigilância em todas as lavras das famílias camponesas e agricultores da sua área de jurisdição e os prevaricadores serão responsabilizados juridicamente.
 
Na sua área de jurisdição, foram destruídos hoje dois hectares de plantação de liamba, cultivados ao longo das margens do Rio Cubango.
 
A Polícia de Investigação Criminal no Huambo destruiu em 2012 um total de 175 quilos de liamba e 850 plantas foram arrancadas em várias lavras, nos municípios desta região, tendo sido detidos 150 cidadãos, julgados sumariamente pela prática do tráfego, posse e uso de estupefaciente.
in ANGOP de 22.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário