quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sector da Educação do Ucuma necessita de 340 novas salas de aula


Administrador municipal do Ucuma, Fernando Lucas de Carvalho

O município do Ucuma, a cerca de 100 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, necessita de 340 novas salas de aula na presente época escolar, por forma a se diminuir o índice de crianças que estudam em lugares impróprios e fora do sistema normal de ensino.
 
O administrador municipal do Ucuma, Fernando Lucas de Carvalho, disse que as 47 salas de aula de carácter definitivo e 107 escolas comunitárias existentes na sua área de jurisdição são insuficientes para corresponder a demanda.
 
Fernando Lucas de Carvalho frisou que o sector da Educação na municipalidade regista anualmente um acréscimo de crianças em idade escolar, razão pela qual há a necessidade da extensão e reforça da rede escolar.
 
Referiu que está em curso as obras de construção de uma escola de 26 salas de aula na sede do município, que poderá entrar em funcionamento apenas no ano lectivo de 2014.
 
Disse que, no ano lectivo 2012, o sector da Educação, no município o Ucuma, teve o registo de 16.542 alunos matriculados em todo subsistema de ensino, incluíndo o Magistério Primário, instituição ligada à formação de professores do ensino primário. 
 
 Com uma população estimada em 52 mil e 736 habitantes distribuídos nas comunas sede, Mundundu e Cacoma, o funcionamento do sector da Educação no município do Ucuma está assegurado por 173 professores.
in ANGOP de 23.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário