segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Secretário de Estado da Cultura aguardado no Huambo

Cornélio Calei, secretário de Estado da Cultura

O secretário de Estado da Cultura, Cornélio Calei, é aguardado esta segunda-feira na província do Huambo para uma visita de trabalho, que culminará com a realização de uma palestra sobre a “identidade nacional”.
 
Logo após a sua chegada, Cornélio Calei desloca-se, na companhia de uma equipa técnica do Ministério da Cultura, à localidade de Feti, situada no sector do Ngove, município da Caála, a 120 quilómetros a sudeste da cidade do Huambo, para constatar o estado de preservação da estação arqueológica.
 
A estação arqueológica do Feti, que aguarda aprovação do Ministério da Cultura para ser considerado património nacional e, posteriormente, ser incluído pela Unesco na lista de patrimónios da humanidade, tem o seu registo o surgimento dos primeiros povos umbundos e nganguelas, que mais tarde viriam a dispersar-se pelo centro e sudeste de Angola.
 
Neste mesmo local, segundo fontes orais, foram feitas as primeiras fundições de ferro no século XIII, reforçando ainda mais o seu estatuto de património histórico.
 
De regresso à cidade do Huambo, Cornelio Calei vai inteirar-se do curso das obras de construção da biblioteca provincial e do centro cultural.
in ANGOP de 28.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário