sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Responsável defende revitalização da produção de arroz



O director da Agricultura na província do Huambo, Emitério Tiago, defendeu hoje (sexta-feira), nesta cidade, a necessidade de revitalização da produção de arroz na província, para contribuir no aumento da segurança alimentar e o combate à fome e à pobreza nas comunidades.
 
O responsável fez este pronunciamento durante uma intervenção no acto nacional de transplantação de arroz, da iniciativa do Executivo angolano, em parceira com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, efectuada, hoje, no campo de experimentação da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos no Huambo.
 
O responsável pelo sector da Agricultura assegurou que o objectivo do Governo está centrado no programa de combate à fome e à pobreza nas comunidades.
 
O nosso esforço, prosseguiu, deverá estar direccionado na busca constante de alimentos e torna-se necessário assegurar o aprovisionamento de factores de produção de arroz, para o aumento da segurança alimentar.
 
 
Emitério Tiago assegurou que o arroz é um dos alimentos com maior balanceamento nutricional, fornecendo 20 porcento de energia e 15 de proteína, além de ser um produto versátil, considerada a espécie com maior potencial para combater a fome e a pobreza.
 
"O governo da província, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, vai continuar a trabalhar com o objectivo de identificar terras sistematizadas para o cultivo de arroz regadio, visando o seu relançamento nesta região do planalto central do país", sublinhou.
 
 "A implementação do projecto de cultivo de arroz poderá fortalecer de certa forma a produtividade em Angola, principalmente na província do Huambo, por oferecer boas condições de solo e de clima, que poderá tornar-se no principal celeiro de Angola".
 
Referiu que a produção de arroz vai contar com a participação de famílias camponesas e cooperativas de agricultores e será supervisionado por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário.
in ANGOP de 25.01.2013

Sem comentários:

Enviar um comentário