sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Tadese vem para defender o título


O eritreu Zerzenay Tadese, número 1 da 57ª edição da corrida de fim de ano São Silvestre, chega hoje ao país, por intermédio do Kabuscorp do Palanca, como aconteceu em 2011, anunciou Domingos Dimas, vice-presidente do clube. O corredor tem o mérito de receber o número 1 por ser o vencedor da edição anterior. Tadese é um forte candidato à conquista da prova deste ano, mas há adversários que podem ser obstáculos a esse objectivo. Tadese e outros sete corredores que vêm pela equipa de Bento Kangamba são apresentados no domingo, dia 30, em conferência de imprensa.


Para ser campeão, Tadese, que correu a prova do ano passado com o tempo de 27:44 minutos, tem de começar por superar Atsedu Tesfaye, que esteve a ponto de o derrotar no ano passado com o tempo de 27:47. A lista de oponentes integra o tanzaniano Fabiano Naasi, que vem com a marca de 27:46 minutos, os etíopes Yigrem Endale, com 26.57; Mosinet Bayih (27:36), os quenianos Linus Maiyo (27:36); Thomas Kiplatany (27:30), entre outros. O responsável do Kabuscorp do Palanca garantiu também a vinda de Emenbert Mengistu, etíope que venceu a prova feminina de 2011.

O percurso continua a ser grande preocupação da organização da prova porque, a poucos dias do tiro de largada, há pontos, como nas imediações do Largo Kinaxixi, em condições pouco propícias a uma prova de estrada. Ontem, a organização voltou a ter um encontro de concertação com o Governo Provincial de Luanda. Já são várias as reuniões, mas tardam as intervenções no terreno. Um medidor internacional ligado à IAAF está em Luanda para avaliar eventuais alterações ao percurso. As inscrições para corredores angolanos encerraram ontem com números, por confirmar, a rondarem os 700 inscritos.

A organização garante a realização de testes antidoping a alguns atletas, mediante escolha aleatória. O Jornal dos Desportos apurou que a reunião técnica da prova realiza-se no domingo, às 15h00, e a volta de reconhecimento do percurso é dada logo a seguir, de carro. Ontem começaram a ser entregues os kits aos inscritos, compostos por uma sacola, boné, camisola e dorsal. O vencedor da prova masculina arrecadar o prémio monetário de 1,5 milhões de kwanzas. São premiados os 20 primeiros da classe masculina. A vencedora da prova feminina leva o prémio de 1,2 milhões de kwanzas, devendo ser premiadas ainda as 15 primeiras classificadas.


Madalena Correia venceu a corrida pré-São Silvestre organizada pela (APAL), a 16 do corrente. Alberto Pedro posicionou-se em quarto lugar na classe masculina, logo a seguir ao trio de atletas que integram a selecção nacional, Tiago Baptista, na primeira posição, Avelino Dumbo, na segunda, e David Elias. A província do Kwanza-Sul vai ter a maior representação na prova, com dez atletas. O Namibe traz quatro corredores, o Huambo e a Lunda-Sul confirmaram dois atletas cada. A organização da prova vai alojar todos os atletas internacionais e os representantes da selecção nacional no complexo turístico Futungo II. Naquele complexo ficarão também hospedados dois representantes de cada província. 
in Jornal dos Desportos de 28.12.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário