sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Projecto ELISA encerra em Março de 2013


O projecto de gestão sustentável de terras, vulgarmente conhecido por ELISA, encerra em Março do próximo ano, uma vez ter cumprido com os objectivos que motivaram a sua implementação em Agosto de 2008 nesta província.
 
O anúncio foi feito no Huambo pelo coordenador deste projecto, Amílcar Salumbo, tendo considerado positivo o balanço das actividades até ao momento 
desenvolvidas.
 
Referiu, durante a sessão de apresentação das principais realizações desenvolvidas, que o ELISA realizou várias formações sobre o uso adequado das terras, com objectivo de fornecer aos principais actores da utilização deste recurso as ferramentas necessárias para uma melhor abordagem desta temática.
 
Disse terem realizado também estudos e projectos do contexto da gestão sustentável de terras na província, formação e monitoria da actividade de seus parceiros, formação em pequenos negócios, contexto legal da gestão sustentável de terras, boas práticas de gestão sustentável de terras, plano de pesquisa, estruturas curriculares integrando a gestão sustentável de terras, entre outros.
 
Amílcar Salumbo deu a conhecer que o ELISA apoiou também o plano nacional de acção de combate contra a desertificação, requalificou o vale da Santa Iria, arredores da cidade 
do Huambo, desenvolveu projectos de formação ambiental, “candengue ecológico”, de gestão sustentável das florestas, das pastagens, da erosão e degradação das terras e acerca do fenómeno de aquecimento global.
 
A julgar pelo “volume” de actividades desenvolvidas desde Agosto de 2008 até ao momento, o coordenador do projecto considerou positivo o grau de cumprimento dos objectivos inicialmente propostos.
 
Disse estarem criadas as bases necessárias para que a problemática da gestão sustentável de terras, incluindo a preservação e conservação do meio ambiente, seja encarada com mais responsabilidade pela sociedade civil desta província.
in ANGOP de 30.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário