terça-feira, 20 de novembro de 2012

Hospital do Bailundo precisa de quadros

O Hospital Municipal do Bailundo, na província do Huambo, necessita urgentemente de mais técnicos de laboratório para preencher o seu quadro clínico, disse ontem ao Jornal de Angola o director da unidade sanitária.

Evaristo Paulino Tchissende afirmou que o hospital realiza mais de mil análises diversas por dia, o que torna necessário o enquadramento de mais técnicos para dar resposta à procura diária, tanto nas consultas externas como para os pacientes internados.

O hospital dispõe de dois laboratórios de análises clínicas e os poucos técnicos existentes são submetidos a uma intensa carga de trabalho, contrariando as normas laborais.Temos estado a constatar que dada a intensidade de trabalho, a determinada altura os técnicos ressentem-se do cansaço, devido ao desgaste físico, o que se reflecte muitas vezes nos resultados finais”, precisou.

Evaristo Tchissende disse esperar que esta situação seja ultrapassada nos próximos tempos, com o recrutamento de novos funcionários.

Além da falta de técnicos de laboratório, o município do Bailundo necessita de um hospital de construção definitiva, onde possa integrar todos os serviços médicos, uma vez que o actual funciona em naves, o que faz com que outras especialidades sejam atendidas no hospital da Missão Evangélica do Chilume.

O Hospital Municipal do Bailundo não tem uma infra-estrutura física apropriada e, deste 2008, funciona em regime de naves por razões técnicas”, afirmou o director. Em termos de recursos humanos, a instituição conta com dois médicos e com pessoal auxiliar de enfermagem. Evaristo Tchissende sublinhou que além dos internamentos, o hospital presta serviço nas áreas de puericultura, medicina, banco de urgência, laboratório, pediatria, nutrição, obstetrícia e conta também com um bloco operatório e uma morgue.in Jornal de Angola de 20.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário