terça-feira, 20 de novembro de 2012

Centro dá formação a empresários

O Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego, no Huambo, tem desde a sua criação desenvolvido acções que se reflectem na criação de pequenas e médias empresas. É uma iniciativa do Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, com a finalidade de apoiar os cidadãos na superação dos desafios para obtenção de um emprego.


O responsável da instituição no Huambo, Edivaldo Costa, disse que a instituição está vocacionada para o fomento do empreendedorismo e formar potenciais empresários.  Edivaldo Costa disse que desde a sua inauguração, no dia 25 de Agosto, o Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego já está a formar 96 empreendedores, que depois da sua formação apresentam os seus projectos, com base nos planos de negócios, a uma comissão de avaliação.

Os candidatos saem da formação com empresas constituídas. O Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego não legaliza essas empresas, mas ajuda, indica onde podem fazer a legalização e oferece as assessorias jurídicas, económicas e financeiras, além do acompanhamento.


Edivaldo Costa considerou que cada empreendedor que sai do Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego não trabalha sozinho, tem um efeito multiplicador de dois ou três funcionários, para que o seu projecto não entre em descrédito.


Na selecção de candidatos é dada prioridade a técnicos médios, finalistas das faculdades, recém licenciados e jovens à procura do primeiro emprego com idade superior a 18 anos e que tenham características empreendedoras. 


 O Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego do Huambo foi inaugurado no dia 25 de Agosto deste ano pelo ministro Pitra Neto. No âmbito das suas responsabilidades tem realizado palestras em diversas instituições de ensino, com temas ligados ao empreendedorismo.
in Jornal de Angola de 20.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário