sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CEMG anuncia inauguração do laboratório para investigação de hipertensão arterial das FAA


O chefe do Estado-maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Sachipengo Nunda, anunciou hoje, quinta-feira, na cidade do Huambo, que vão contar este ano com um laboratório de investigação da hipertensão arterial, bem como da institucionalização da rede de telecardiologia no país.
 
Esta posição foi expressa durante a cerimónia de abertura do 2º fórum Internacional de doenças crónicas, onde assegurou que o funcionamento das respectivas unidades, será em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais do Brasil.
 
O general das Forças Armadas Angolanas (FAA), acrescentou que o ensaio técnico de observação foi realizado quarta-feira nesta cidade, durante o rastreio efectuado na população civil e militar.
 
Sublinhou que o impacto da hipertensão arterial e das diabetes no país, não se circunscrevem unicamente nas Forças Armadas, o seu alastramento tem uma elevada magnitude na população angolana em geral, constituindo-se hoje, num problema de saúde pública que deve merecer grande atenção.
 
Preocupado com o crescente aumento de doenças crónicas não transmissíveis na população e nas Forças Armadas, orientou-se em 2006 a realização de um estudo dos comportamentos, atitudes e práticas relativas à hipertensão arterial entre os efectivos militares, através do Despacho nº 081/CEMGFAA”, disse.
 
O chefe do Estado-maior General das FAA acrescentou a institucionalização de acções pragmáticas de prevenção, educação, controlo e investigação estabelecidas em vários despachos para a hipertensão arterial e as diabetes.
 
Na sua intervenção, o general do exército destacou a participação dos quadros de saúde das Forças Armadas no 24º Congresso Mundial, realizado no Dubai, Emirados Árabes Unidos, com objectivo de dotar os quadros locais de conhecimentos sobre o actual pensamento científico do mundo sobre as diabetes.
 
Com o encerramento previsto para hoje, os participantes estão a debater assuntos sobre epidemiologia e prevenção da hipertensão arterial, hipertensão arterial e riscos cardiovasculares, diabetes mellitus e doença crónica.
in ANGOP de 16.11.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário