quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ADRA promove encontro de troca de experiência


A organização Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) iniciou hoje um encontro de troca de experiências social e económica entre os municípios de Cacula, Caluquembe (Huila), Caála e Bailundo (Huambo).

A iniciativa visa a recolha de referências positivas do bem-estar das populações daquelas duas províncias.

Este processo de dinamização de troca de experiência termina a 28 deste mês e visa igualmente analisar o funcionamento do Conselho de Auscultação e Concertação Social (CACS) na sua dimensão prática, o grau de implementação do programa de desenvolvimento rural e combate à pobreza, bem como o papel das organizações da sociedade civil na promoção do desenvolvimento local.

O coordenador do projecto de concentração da ADRA na província da Huíla, Wilson José, referiu que a iniciativa consiste num intercâmbio entre os quadros das administrações municipais de Cacula e Caluquembe e as do Bailundo e Caála, para buscar pontos positivos de desenvolvimento socioeconómico e a definição de novas estratégias das comunidades.

Os quatro municípios das províncias da Huíla e Huambo realizam periodicamente encontros de Conselho de Auscultação e Concertação Social (CACS), em que são discutidos problemas de carácter socioeconómico e definidas acções concretas com a participação directa das autoridades tradicionais, religiosas, quadros da administração e a sociedade civil no geral.

Com estes encontros, as administrações municipais da Cacula, Caluquembe (Huíla), Caála e Bailundo (Huambo) têm encontrado soluções de problemas de ordem socioeconómica e promovido o progresso com a recolha de contribuições dos agentes comunitários.

A administradora adjunta para os assuntos económicos do município da Caála, Umbelina Maria, disse que fruto da realização dos CACS, o seu pelouro tem encontrado êxito nos sectores da educação, agricultura e da saúde.
in ANGOP de 28.11.2012




Sem comentários:

Enviar um comentário