sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Saúde no Huambo prevê vacinar mais de 35 mil crianças contra o sarampo


Tinta e cinco mil e 500 crianças menor de cinco anos de idade, do município do Huambo, serão vacinadas contra o sarampo na presente campanha iniciada hoje, quinta-feira,  numa iniciativa da repartição municipal da saúde.

O porta-voz dos serviços municipais de saúde, Faustino da Paixão, avançou que a campanha de vacinação contra o sarampo terá maior incidência nos bairros periféricos da cidade do Huambo, por formas a se estancar a doença no seio das crianças menores de cinco anos.

De acordo com o responsável, para o êxito da campanha estão mobilizadas 11 equipas que estão a trabalhar nos bairros Vilinga,  S. José, zonas A, B e C, Canata, Benfica, Bomba Alta e Baixa, bem como da comuna Comandante Bandeira.

Faustino da Paixão informou que a Repartição Municipal da Saúde está a trabalhar com os administradores comunais, sobas e igrejas, por formas a contribuir na facilitação do trabalho de "bloqueio" levado a acabo pelos técnicos envolvidos no processo de contenção da doença.  

A repartição municipal da saúde do Huambo registou de Janeiro e Agosto deste ano 101 novos casos de sarampo, sem causarem mortes, contra os 82 diagnosticados em 2011.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo "Morbili" vírus e transmitida por secreções das vias respiratória como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. 

O período de incubação é de 12 dias, enquanto a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estende-se até ao quarto dia depois do surgimento de placas avermelhadas na pele.
in ANGOP de 19.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário