terça-feira, 16 de outubro de 2012

Destacada importância do Reino do Bailundo na luta contra a ocupação colonial


O docente da cadeira de História do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) no Huambo Alberto Seululo destacou nesta segunda-feira a importância do Reino do Bailundo na luta contra a ocupação colonial portuguesa no planalto central.
 
Falando perante alunos do Magistério Primário e do II ciclo do município do Bailundo, o docente universitário considerou o Reino do Bailundo determinante para impedir a penetração e ocupação do centro e sul de Angola pelos portugueses durante o período da colonização.
 
Face ao avanço do Exército português e as suas estratégias militarespara dominar a maior parte da então colónia de Angola, os soberanos do reino do Bailundo primaram pela organização dos povos do planalto central e incentivaram a produção, permitindo a compra de armamento para fazer face aos ataques dos colonizadores”, asseverou.
 
Alberto Saululo acrescentou que tal facto permitiu impor grandes derrotas ao regime colonial sempre que tentassem invadir o grupo etnolinguístico ovimbundo, face ao seu elevado nível de mobilização e organização para a auto defesa, imprimido por soberanos do Reino do Bailundo, entre os quais se destacam o Rei Ekuikui II, Numa I, Vice Rei Mutu Ya Kevela, entre outros.
 
A coragem e a bravura dos ancestrais, de acordo com o docente universitário, devem inspirar as actuais e futuras gerações, para que o povo angolano seja cada vez mais unido e firme nos seus ideais, de forma a não se deixar subjugar por qualquer força externa.
 
A palestra esteve incluída no programa comemorativo do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional.
in ANGOP de 16.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário