segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bela Essanju vence festival de música popular "variante 2012"


A cantora Bela Essanju, do município do Huambo, venceu na noite de sábado a fase provincial do festival de música popular angolana "Variante2012" ao arrebatar 381 pontos, mérito que a conduzirá a participar no festival nacional, a ter lugar no próximo mês de Novembro, na província do Huambo.

Na segunda posição ficou Cecília Cassova Chavala (Huambo), com 330 pontos, que também vai representar a província no festival nacional, ao passo que o terceiro lugar foi ocupado pelo concorrente do município do Bailundo (anfitrião), Nito Kapitango.

A vencedora recebeu como prémio uma quantia monetária de 100 mil kwanzas, o segundo e o terceiro classificado foram galardoados, respectivamente, com equivalentes a 75 mil e 50 mil kwanzas.

Os concorrentes bastantes ovacionados por 216 assistentes, entre crianças, jovens e adultos idos de vários pontos da província, e do país em geral, interpretaram estilos musicais típicos da região ovimbundu que retractam os hábitos e costumes da população do Huambo, além da necessidade de as famílias pautarem pelo diálogo e amor ao próximo.

O evento, suportado pela Banda Nova Geração, contou a participação dos músicos Justino Handanga, Edna Mateia, Eleito, Aniceto, Carlos Africa, Lili de Vasconcelos e Emílio Mário.
  
Promovido pela direcção provincial da Cultura, o festival realizado no centro cultural Mbalundo, no município do Bailundo, localizado a 75 quilómetros a norte da cidade, contou com a participação 14 candidatos em representação dos 11 municípios que compõe administrativamente esta região do planalto central de Angola.

O festival variante foi testemunhado pelo administrador municipal do Bailundo, Irineu Leonardo Sacaála, administradora adjunta da mesa circunscrição, Dolina Nassocópia Miguel, o director provincial da Cultura, Pedro Nambongue Chissanga, entre outras individualidades.
in ANGOP de 15.10.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário