segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Administrador advoga valorização e internacionalização da música

Irineu Leonardo Sacaála, administrador municipal do Bailundo

O administrador municipal do Bailundo, Irineu Leonardo Sacaála, advogou sábado, nesta vila, 75 quilómetros a norte da cidade do Huambo, a necessidade de haver maior afirmação, valorização e internacionalização da música feita em Angola para o fortalecimento da cultura nacional.
 
Esta posição do administrador municipal foi expressa durante a sua intervenção no festival provincial de música popular "variante2012", tendo realçado que a música angolana foi moldada por um leque de influências históricas, políticas e sociais que o país viveu e que conduziram a sua afirmação, valorização e internacionalização.
 
"O nosso semba, merengue, kazukuta, kilapamga, rebita, kuduro, olondudongo, moda-cabecinha, quizomba, makino, ocatita, ossawaia, elessemba, chinganji, chianda, são estilos de músicas típicos de Angola, que enaltecem a importância da nossa cultura, suportados pelo som do batuque, ochingufu, pwita, dicanza, marimba, reco-reco, entre outros", frisou.
 
O administrador destacou a importância do variante na descoberta, promoção e valorização de muitos jovens com habilidades musicais.
 
"É através do festival variante que muitos artistas angolanos conseguiram firmar os seus talentos, realizando assim o seu sonho artístico", sublinhou, para mais tarde assegurar que a região do Bailundo é bastante rica em termos históricos, cultural e de poder tradicional.
 
O evento, que foi realizado no anfiteatro do centro cultural Mbalundo, com um público composto por 216 pessoas entre crianças, jovens e adultos de vários estratos sociais, contou com a participação de 14 concorrentes em representação dos 11 municípios que compõem a província.
in ANGOP de 15.10.2012

 

Sem comentários:

Enviar um comentário