sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Programa "Proactivo" realiza 164 testes de VIH/Sida


Cento e sessenta e quatro testes de VIH/Sida foram realizados, em Agosto, nas cidade do Huambo e da Caála pelo programa "Proactivo", que está a ser implementando na província do Huambo pela Organização Não-Governamental angolana Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis (ADESPOV).
 
O coordenador do "Proactivo" nesta província, Gomes Simão, disse que os testes voluntários efectuados resultam das acções de sensibilização realizadas em locais de maior concentração populacional, entre as quais paragens de táxi e zonas de lazer frequentadas por jovens.
 
Deu a conhecer que o programa "Proactivo", orçado em 30 mil dólares norte-americanos, foi definido para sensibilizar os camionistas e trabalhadoras de sexo, na província do Huambo, para reduzir o índice de contaminação do VIH/Sida.
 
 Gomes Simão frisou que em Agosto deste ano, período em que realizaram os 164 testes, o "Proactivo" distribuiu 7.890 preservativos aos camionistas e trabalhadoras de sexo.
 
Fez saber que nas palestras realizadas os activistas instruíram os cidadãos sobre a importância do teste, as formas de transmissão do VIH/Sida, a transmissão desta doença de grávidas para os filhos e a importância do uso do preservativo em relações sexuais ocasionais.
 
Referiu que o programa "Proactivo", em execução desde Maio, encerra em Outubro próximo e é financiado pelo Serviço Internacional para a População (PSI), ONG americana.
in ANGOP de 21.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário