sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Kixi-Crédito disponibiliza mais de 167 milhões de kwanzas em oito meses


Cento e 67 milhões e 390 mil kwanzas foram disponibilizados a 686 pessoas, de Janeiro a Agosto deste ano, pela agência Kixi-Crédito, na província do Huambo, no âmbito do seu programa de apoio aos pequenos comerciantes, informou hoje o gerente da instituição na região, Fadário Lussati.
  
Fadário Lussati adiantou que o valor foi disponibilizado a pequenos comerciantes dos 11 municípios da província, que reembolsarão os valores com juro de 3,75 porcento num período de seis meses.

Realçou que os comerciantes aderiram ao crédito Kixi-solidário, que varia entre 300 mil a um milhão de kwanzas, para grupos compostos entre seis e 30 elementos, Kixi-solidário-reforçado, de 100 mil a 300 mil kwanzas, para grupos de três a cinco.

Aderiram também ao Kixi-negócio, que varia de 300 mil a um milhão de kwanzas, pessoas singulares, assim como Kixi-institucional para grupos comunitários, integrados por 15 a 30 elementos, que receberam cada cem mil kwanzas.

Este último, segundo Fadário Lussati, começou a ser implementado em 2011, com objectivo de apoiar famílias comerciantes e camponesas das comunas, dos 11 municípios da província do Huambo, assim como as comunas circunvizinhas da província do Kwanza Sul.

Além de proporcionar crédito, de acordo com o gerente, o Kixi-crédito promove igualmente palestras de educação financeira e sobre a importância da alfabetização.

O Kixi-crédito instituição angolana, com sede na província de Luanda, capital do país, existe na província do Huambo desde 2001, onde controla mais de mil clientes.  
in ANGOP de 14.09.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário