terça-feira, 14 de agosto de 2012

Milhares de habitantes consomem água potável



O Governo da Província do Hu­ambo, nos últimos quatro anos, tem construído e reabilitado 480 pontos de água, entre manivelas e chafarizes, para abastecer de água potável cerca de 680 mil habitantes até ao final do ano.

A par destas obras, as autoridades executaram ainda 51 pequenos sistemas de abastecimento de água, dentro de um conjunto de 531 projectos programados para a província.

No início do projecto, em 2002, pouco mais de 20 por cento, ou seja, cerca de 150 mil cidadãos tinham acesso à água tratada. De 2008 a 2011, mais de 200 mil pessoas beneficiaram de água canalizada, o que corresponde a 42 por cento. O director provincial da Energia e Águas do Huambo, Jorge Andrade, disse que o Governo está empenhado em fornecer mais água e prestar melhor serviço aos cidadãos, construindo mais sistemas de captação, tratamento e distribuição.


O responsável afirmou que o município do Huambo é abastecido pela central do rio Kulimahãla, com 100 mil metros cúbicos por dia, quantidade insuficiente, dado o crescimento da cidade e da população, que está acima dos dois milhões de habitantes.

 Um estudo, disse Jorge Andrade, revela que este sistema tem capacidade para abastecer a cidade por mais dois anos. 

 Beatriz Tutuvala, chefe de departamento de Águas da Direcção Provincial de Energia e Águas do Huambo, disse que, no quadro do Programa Água para Todos”, o Governo do Huambo pretende levar este bem para as regiões mais distantes, a fim de que, até 2015, toda a população tenha acesso à água potável.

Cerca de 35 pequenos sistemas de abastecimento de água estão em construção nos 11 municípios e comunas, enquanto os bairros periféricos dos principais centros urbanos são contemplados com milhares de ligações domiciliárias. 

A direcção provincial de Águas do Huambo aponta que as novas ligações cobrem nos próximos meses os bairros de São Pedro, Calomanda e a zona industrial, numa extensão de 80 quilómetros de distribuição de água potável. A extensão da linha de distribuição de água para as novas construções do Lossambo e outras está também em curso. A meta é fornecer água 24 horas por dia, com a entrada em funcionamento da barragem do Ngove, prevista para este mês.in Jornal de Angola de 14.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário