quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CNE garante informação ao eleitor até ao dia 31 de Agosto


A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) garantiu, em Luanda, o funcionamento contínuo dos vários sistemas de informação ao eleitor para que o mesmo identifique a sua assembleia de voto nesta sexta-feira (dia 31).
 
Segundo a porta-voz daquela instituição, Júlia Ferreira, que falava durante uma conferência de imprensa, a CNE tem constatado uma procura elevada e crescente de cidadãos que afluem aos postos criados, para serem informados onde vão exercer o seu direito de voto.
 
Nós registamos que efectivamente ainda existe um número significativo de cidadãos eleitores que não afluíram a estas funcionalidades que se enquadram no âmbito do sistema de informação ao eleitor, no sentido de saberem exactamente onde está localizada a sua mesa e a respectiva assembleia de voto”, acrescentou.
 
Por isso, garantiu que a referida tarefa vai continuar até dia 31 de Agosto, com a presença dos assistentes eleitorais e os operadores do sistema de informação ao eleitor, nas assembleias de voto.
 
Referiu que as informações ao eleitor são efectuadas através do sistema de chamadas e mensagens nas operadoras de telefonia móvel da Unitel e Movicel e nos quiosques eleitorais, que contam com a presença de agentes de educação cívica e eleitorais espalhados por todo o território nacional.
 
A conferência de imprensa teve como objectivo principal anunciar os números exactos dos delegados de lista de cada partido político, credenciados nas 18 províncias do país.
 
Para as eleições de 31 de Agosto, estão previstas 10.349 assembleias de voto, 25.359 mesas de voto e igual número de cadernos eleitorais. O número de mesas em cada assembleia de voto é ilimitado, mas cada uma tem até 500 eleitores.
 
Nas listas constam 9.757.671 eleitores, incluindo os cidadãos registados que não fizeram a actualização do seu registo.
 
Dos dados do Ficheiro Informático Central do Registo Eleitoral (FICRE), as províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, continuam a ser os maiores círculos eleitorais.
in ANGOP de 30.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário