segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Camponeses do Huambo recebem crédito agrícola



Mais de oito mil famílias camponesas tiveram acesso ao crédito agrícola no Huambo, nos últimos quatro anos, num valor global de dois mil milhões de kwanzas, disse o director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca, Emitério Tiago.

O crédito foi concedido pelos bancos BAI, BCI, BPC e Sol, e destina-se a apoiar os agricultores no aumento da produção de alimentos na província.Podemos dizer que fomos privilegiando a assistência técnica aos camponeses e a organização comunitária, agregando as pessoas nas cooperativas e associações, para melhor serem informados e terem acesso aos diferentes benefícios que normalmente são postos à sua disposição”, referiu.

Emitério Tiago salientou que os preparativos para a campanha agrícola 2012/2013 já começaram e grande parte dos meios estão disponíveis na direcção provincial, estimando-se que mais de 380 mil famílias tenham acesso ao programa.

A direcção provincial vai continuar a privilegiar os agricultores e camponeses com meios, como fertilizantes e animais para tracção, e incrementar as áreas de intervenção de correcção de solos e aplicação de calcários nas regiões onde os níveis de acidez são consideráveis, acrescentou.

Com a intervenção e ajuda aos produtores, os níveis de produção têm aumentado, chegando a atingir hoje, em algumas lavras, quatro toneladas de produtos diversos, contra os 700 quilos que eram obtidos normalmente pelos camponeses.

Para a nova campanha agrícola, as previsões são no sentido de vir a haver uma maior intervenção no município de Catchiungo e o alargamento do trabalho aos municípios do Huambo, Bailundo, Londuimbali e Tchicala Tcholohanga.

O director da Agricultura disse que tem a nível local o calcário necessário para as zonas de intervenção e a maioria dos equipamentos já chegaram à província, faltando apenas alguns acessórios adicionais que, normalmente, são necessários para este tipo de actividade.
in Jornal de Angola de 20.08.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário