quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mortes por malária diminuem no Longonjo

As autoridades sanitárias do município do Longonjo, a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, não registaram qualquer morte causada por malária no mês passado, contrariamente ao idêntico período do ano anterior em que ocorreram cinco óbitos.
 
Em declarações o chefe da repartição local da Saúde, Henriques Jamba Aurélio, disse que tal facto se deve aos esforços que estão a ser desenvolvidos tendentes a combater esta doença.
 
Disse que durante o mês de Junho houve o internamento de um doente vítima de malária, contra os 1.486 que tinham sido hospitalizados em Junho de 2011.
 
Henriques Aurélio informou que, no âmbito das acções que visam erradicar a malária, as autoridades sanitárias do município têm intensificado a destruição das larvas causadoras da doença e instruídos os munícipes sobre os cuidados primários para se prevenir a enfermidade.
 
Afirmou ter havido igualmente uma redução de casos de doenças diarreicas e respiratórias agudas em Junho deste ano, período em que notificaram 788 casos sem causar mortes, contra os 3.105 diagnosticados em Junho de 2011, com duas mortes.
 
Contrariamente a malária e as doenças diarreicas e respiratórias agudas que diminuíram, as autoridades sanitárias do Longonjo registaram em Junho do corrente ano um aumento de 44 casos de infecções urinárias, ao passo que os casos de febre tifóide diminuíram de 117 para 104.
 
Com uma população estimada em 64.826 habitantes, o município do Longonjo possui 11 unidades sanitárias, cujo funcionamento é assegurado por 230 técnicos de enfermagem e três médicos, dos quais um estrangeiro.
in ANGOP de 05.07.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário