quarta-feira, 6 de junho de 2012

Técnicos de saúde debatem gestão integrada da má-nutrição aguda severa



A gestão integrada da má-nutrição aguda severa está a ser debatida numa acção formativa aberta esta manhã, na cidade do Huambo, na qual participam técnicos de saúde de diversas unidades sanitárias da província.

Com término previsto para este sábado, o evento é promovido pelo Departamento Nacional de Má Nutrição, do Ministério da Saúde, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Ao longo do referido seminário, os participantes vão analisar também a organização da gestão integrada da má-nutrição aguda grave, fisiopatologia e os sinais clínicos do marasmo.

Na cerimónia de abertura, a directora nacional do programa de má-nutrição, Maria Fute, fez saber que o seminário tem como objectivo específico capacitar os técnicos e profissionais de saúde sobre gestão integrada da doença, para que os mesmos possam dar respostas aos casos que ocorrem nas instituições sanitárias.

Disse ser importante que os técnicos de saúde dominem os aspectos relacionados com a gestão da má-nutrição, tanto nas unidades sanitárias, como nas comunidades, para se evitar mortes causadas por esta fatalidade.

Por sua vez, a chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias, Jorgina Figueiredo, exortou os participantes para empenharem-se na formação, com vista a banirem a má-nutrição no seio das comunidades desta província.

in ANGOP de 06.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário