terça-feira, 5 de junho de 2012

Saúde no município do Longonjo necessita de 43 especialistas de enfermagem



O sector da saúde do município do Longonjo, província do Huambo, necessita de pelo menos 43 novos especialistas de enfermagem para compensar o número de pacientes que afluem nas unidades sanitárias locais.

Esta necessidade foi manifestada hoje pelo chefe de repartição da saúde da administração municipal, Almeida Chitungo, que considerou insuficiente o número actual de técnicos médios e básicos de enfermagem com apenas 212 elementos.

O responsável disse que o sector aguarda com todas expectativas os resultados que saírem do último concurso público para admissão de novos quadros para o sector, embora as cifras atribuídas não satisfaçam as necessidades existentes nas unidades sanitárias.

Acrescentou ainda que estão a espera dos resultados do último concurso para o enquadramento de um médico interno geral, 12 técnicos auxiliares de enfermagem de 3ª classe e um médico interno geral, para além de técnicos diagnósticos terapeutas e pessoal de apoio hospitalar.

Informou ainda que o sector carece de 20 auxiliares de limpeza, dez cozinheiras, quatro motoristas, igual número de porteiros, quatro maqueiros e dois vigilantes.

Segundo o responsável, as enfermidades mais frequentes na região são as doenças respiratórias, diarreicas e parasitose, com frequência nas zonas rurais.

in ANGOP de 05.06.2012

O município do Longonjo, a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, com cerca de 75 mil habitantes, possui onze unidades sanitárias distribuídas nas quatro comunas.



Sem comentários:

Enviar um comentário