sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mortes por malária passam para quarta posição nos últimos dois anos



As mortes por malária na província do Huambo passaram de 2010 a 2011 do primeiro para quarto lugar, segundo informou hoje (quinta-feira) nesta cidade, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem.

O ministro, que discursava na cerimónia de abertura da conferência provincial sobre
Malária e diagnóstico clínico de sarampo”, que termina ainda hoje, disse a título de exemplo que em 2010 as unidades sanitárias da província do Huambo registaram 742 óbitos por malária, contra 157 de 2011.

Em relação aos diagnósticos, José Van-Dúnem adiantou que em 2010 foram registados 488 mil e 53 casos, contra 232 mil e 825 do ano transacto.

Este indicativo, de acordo com o governante, é o resultado das intervenções globais e transversais, melhoria do saneamento básico, estado nutricional, acesso à água canalizada, aumento de informação das populações, entre outros.


Nos dá muita satisfação quando analisamos as principais causas de mortes e vemos que a malária já não é a principal causa, perdendo, deste modo, para as doenças respiratórias agudas, tuberculose e doenças diarreicas agudas, na província do Huambo”, sublinhou.

Tal sucesso, segundo o ministro, ainda impõe algumas responsabilidades na continuidade e afirmação dos procedimentos profissionais de saúde, com vista a gerir melhor os casos complicados, assim como no diálogo com as populações e na passagem de informações de quando se deve procurar as unidades sanitárias.

Nesta senda, José Van-Dúnem, que felicitou o empenho e dedicação de todos os profissionais de saúde no Huambo, disse acreditar que esta região do país apareça na primeira linha dos resultados da luta contra o paludismo.

Promovida pela direcção provincial da saúde, a conferência sobre “ Malária e diagnóstico clínico de sarampo” visou dotar os profissionais de saúde, estudantes de enfermagem e de medicina de conhecimentos das novas ferramentas do tratamento destas enfermidades.

in ANGOP de 08.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário