quarta-feira, 27 de junho de 2012

Especialistas de saúde da Região Militar Centro em seminário de capacitação

Sessenta especialistas de estatística dos serviços de saúde da Região Militar Centro das Forças Armadas Angolanas (FAA) participam desde hoje, segunda-feira, no centro de instrução de soldados “Heróis de Kangamba”, no município de Chicala-Cholohanga (Huambo), num curso de actualização e capacitação sobre a estatística de saúde.
 
O seminário, que se realiza na base das indicações metodológicas do chefe do Estado-maior General das FAA no âmbito da instrução 2012/2013, visa melhorar a informação estatística dos técnicos de saúde das Forças Armadas Angolanas.
 
Em 15 dias, os participantes vão debater assuntos sobre estatística, introdução e generalidade, processamento de informação, classificação internacional de doenças, apresentação de informação, técnicas de informação estatística dos serviços de saúde das Forças Armadas Angolanas.
 
Os especialistas da região militar, que integra as províncias do Huambo (sede), Benguela, Bié e Kwanza Sul, vão também passar em revista assunto sobre a manipulação de dados e principais elementos da Microsoft Excel.
 
Na ocasião, o comandante adjunto de educação patriótica da Região Militar Centro, brigadeiro Simeão Domingos Francisco, disse que a estatística actualmente é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita de analisar informações que permitem a tomada de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal.
 
Assegurou que a medicina é incontestavelmente a mais humana das ciências e os estatísticos dos serviços de saúde, quando humanitários, não procuram fazer da sua profissão um fim arcaico.
 
É bastante imprescindível que os especialistas de saúde estejam situados no contexto global, pois existem duas razões para se saber a estatística. Primeiro porque qualquer cidadão está diariamente exposto a um enorme conjunto de informações sociológicas e de mercado económicos de sondagens políticas ou mesmo pesquisas científicas, segundo por ser uma actividade profissional que requer a utilização de métodos estatísticos de recolha, análise e interpretação de dados”, frisou.
in ANGOP de 27.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário