sexta-feira, 15 de junho de 2012

Crianças informadas sobre a história da cidade da Caála



Quinhentas e vinte crianças foram informadas sobre a história da criação da cidade da Caála, sita a 23 quilómetros da capital da província do Huambo, no quadro da jornada comemorativa ao Dia Internacional e Africano da Criança, respectivamente 1 e 16 de Junho.

A actividade promovida pela repartição para os assuntos sociais da administração da Caála visou passar informações às crianças sobre o histórico da cidade da Caála, bem como mostrar as figuras emblemáticas que estiveram na base da criação da urbe, a 15 de Julho de 1970.

Momentos depois da realização da actividade, a chefe de repartição para os assuntos sociais da administração municipal da Caála, Emília Catarino, disse terem cumprido com os objectivos preconizados inicialmente.

Referiu que o evento constituiu também um momento ímpar para a divulgação da história da Caála aos menores, através de acções simples e de rápida compreensão.

A actividade terminou com a visita ao primeiro chafariz da Caála, criado em 1929, muito antes da fundação da cidade.

As crianças ficaram a saber que a data da fundação desta cidade, 15 de Julho de 1970, está registada na portaria número 170011, assinado pelo então governador-geral de Angola, coronel Camilo Augusto Miranda Reboxo Vaz.

Foram também informadas sobre o primeiro posto administrativo da Caála, os primeiros níveis de desenvolvimento socioeconómico iniciados com a instalação do Caminho-de-Ferro de Benguela, pelo engenheiro da Escócia Robert Wiliam, nome que mais tarde viria a ser atribuído a urbe.

in ANGOP de 15.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário