terça-feira, 5 de junho de 2012

Casos de crianças que se dedicam à pastorícia estão a diminuir na Chinhama



A chefe da repartição dos assuntos sociais da administração do município do Cachiungo, Ana Maria, admitiu hoje, que os casos de crianças que se dedicam à pastorícia de gado bovino, caprino e ovino estão a diminuir consideravelmente na comuna da Chinhama, a 152 quilómetros a sul da cidade do Huambo.

Explicou que tal diminuição é resultado das campanhas de sensibilização que estão a ser desenvolvidas nesta comuna pelas autoridades administrativas, visando desencorajar esta prática que considera ser trabalho forçado para os menores.

Lembrou que até ao ano transacto poucas crianças da Chinhama frequentavam aulas, por se dedicarem à pastagem de gado.


Nota-se, actualmente, uma redução substancial de casos de crianças a pastarem bois, cabritos e ovelhas. E como resultado as escolas voltaram a estar cheias de alunos”, reconheceu.

Ana Maria disse que as crianças com idades entre os 8 aos 13 eram as mais sacrificadas pelos pais neste tipo de actividade forçada, que obrigava os menores a terem de abdicar dos estudos.

Disse que a repartição dos assuntos sociais da administração do Cachiungo vai continuar a trabalhar com os criadores de animais, pais, autoridades tradicionais e religiosas com a finalidade de os sensibilizar para deixarem de mandar as crianças para os campos pastar gado.

in ANGOP de 05.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário