sexta-feira, 15 de junho de 2012

Campanha de educação cívica eleitoral vai abranger mais 747 mil eleitores no Huambo



Setecentos e quarenta e sete mil e 253 potenciais eleitores da província do Huambo, apurados durante o último processo de actualização geral do registo eleitoral, serão sensibilizados durante a campanha de educação cívica eleitoral, por forma a participarem de forma massiva no escrutínio de 31 de Agosto deste ano.

O facto foi avançado pelo presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Huambo, Adriano Jacinto Calembe, durante o acto que marcou o lançamento oficial da campanha de educação cívica eleitoral, que vai decorrer sob o lema
Vota! Pela paz e pela democracia”, a ter lugar nos 11 municípios desta região.

Na sua intervenção, o presidente da CEP apelou a todos os cidadãos registados a conservarem os seus cartões de eleitor, para exercerem o seu direito de voto para a escolha dos seus representantes.

Referiu que
o exercício do direito de voto constitui, igualmente, um acto de cidadania para consolidação do processo democrático em Angola”.

Adriano Jacinto Calembe realçou que os partidos políticos e coligações, os candidatos, militantes e simpatizantes, membros da administração eleitoral, das assembleias de voto, as forças da ordem pública, observadores eleitorais, órgãos da comunicação social, são chamados a contribuir para o bom ambiente conducente às eleições livres, justas, transparentes, pacíficas e verdadeiramente democráticas.

Os agentes de educação cívica são por excelência os interlocutores pessoais da comunicação, esclarecimento e sensibilização, sendo os canais directos de multiplicação dos princípios de legalidade, tranquilidade, imparcialidade, isenção, respeito pela diferença, civismo e responsabilidade”, destacou.

O presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Huambo referiu que o processo visa incentivar a população a participar massivamente nas eleições de Agosto próximo, para conhecer a importância da sua participação, seus direitos e deveres, bem como manter todos os eleitores sobre a data, os seus locais e a hora da votação.

A campanha de educação cívica eleitoral ora lançado na província do Huambo vai obedecer três fases integradas a primeira, vai debruçar-se sobre democracia, cidadania, seu conceito, de eleições gerais, nos termos da lei e a segunda a divulgação e consulta dos cadernos eleitorais e a localização das assembleias de voto e a terceira como votar.

in ANGOP de 15.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário