quarta-feira, 13 de junho de 2012

Avaria de grupos geradores priva consumidores de energia eléctrica na Caála



Duas mil e 20 residências da cidade da Caála, 23 quilómetros da capital da província do Huambo, estão desde o mês de Março privadas de corrente de energia eléctrica devido à paralisação dos quatro grupos geradores instalados nesta circunscrição.

O facto foi confirmado pelo director da Empresa Nacional de Electricidade (ENE) nesta cidade, Tiago Fragoso Tchimdembe, tendo explicado que os grupos geradores de mil e 800 kva perderam a sua capacidade de produção de energia eléctrica devido ao grau avançado de caducidade.

Informou que as peças danificadas em cada um dos geradores, que não revelou, não aparecem no mercado nacional, situação que está na base da demora que se verifica na recuperação imediata dos geradores.

Garantiu, contudo, que esforços estão a ser envidados pelos técnicos da empresa por forma a se encontrar uma alternativa, ainda que esta passe em distribuir corrente eléctrica aos consumidores de forma restringida.

Tiago Tcimdembe frisou também que a cidade da Caála, tendo em conta os níveis de desenvolvimento socioeconómico que apresenta, necessita de grupos geradores capazes de produzirem cinco megawatts (MW).

Por sua vez, o chefe da repartição de energia e água do município da Caála, Tomás de Jesus, reconheceu que os quatro grupos geradores que se encontram avariados excederam o tempo de vida útil.


De facto estamos a fazer tudo pela sua recuperação, mas os geradores são muito antigos, já não produzem energia electrifica segundo a exigência desta cidade em franco desenvolvimento”, disse.
in ANGOP de 13.06.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário